Objetivos
● Maximizar competências no âmbito do trabalho colaborativo interpares;
● Melhorar a qualidade dos documentos e instrumentos de avaliação
Conteúdos
1ª Sessão: Apresentação do grupo de trabalho, objetivos e desenvolvimento do curso; procedimentos organizativos. (2 horas)
2ª Sessão: Abordagem geral sobre os fundamentos da avaliação pedagógica – mudança paradigmática da avaliação das aprendizagens para avaliação como aprendizagem. Legislação e Bibliografia a considerar (Dec. Lei n.º 54/2018, de 6 de julho; Dec. Lei n.º 55/2018, de 6 de julho; PASEO; Aprendizagens Essenciais, etc.) (3h))
3ª. Sessão: Aspetos a considerar na construção de rubricas. Que categorias e níveis de desempenho utilizar; articulação com o QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas); organização dos documentos e materiais existentes no grupo sobre esta temática. (3h)
4ª. Sessão: Atribuição de tarefas por grupos de trabalho. Análise de documentos por competência de comunicação (Ler, Ouvir, Escrever, Falar, Uso da Língua). (3h)
5ª. Sessão: Definição conjunta de níveis de desempenho, de tarefas e de objetos de avaliação a considerar em cada competência. (3h)
6ª. Sessão: Trabalho em grupo – smorgasbord de propostas de melhoria. (3h)
7ª. Sessão: Trabalho em grupo – Reformulação e/ou elaboração de documentos. (3h)
8ª. Sessão: Trabalho em grupo – Reformulação e/ou elaboração de documentos. (3h)
9º Sessão: Análise crítica dos recursos produzidos e da sua aplicação. Avaliação da ação. (2h)
Cronograma
8, 15, 22, 29 Mar, 19, 26 Abr,
3, 10, 17 Mai
16:00 – 18/19:00
- Formador: Cristina Chabert
Maria Cristina Chabert Vicente da Silva - CCPFC/RFO-02607/97
Exclusiva a professores da ES Manuel Cargaleiro
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 320 e 330.