Objetivos
Promover o aprofundamento do conhecimento no domínio da avaliação pedagógica;
Conhecer instrumentos e técnicas de avaliação formativa;
Partilhar experiências de sucesso no âmbito das atividades pedagógicas de avaliação formativa;
Elaborar recursos educativos de suporte à implementação das práticas de avaliação formativa em sala de aula;
Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular que contemplem a avaliação na planificação do processo de avaliação das aprendizagens;
Conteúdos
1. Enquadramento curricular: documentos de referência;
2. Projeto Educativo, Sistemas de avaliação e Sistema de classificação;
3. Natureza, fundamentos e objetivos da Avaliação pedagógica;
4. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa);
5. O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade;
6. O papel central do aluno no processo de avaliação formativa;
7. Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa;
8. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores;
9. As componentes do feedback: feed up, feedback e feed forward;
10. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem;
11. Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens.
Estruturas das sessões
1ª sessão: Objetivos e organização do curso de formação; estabelecimento do plano de trabalho, incluindo a avaliação dos formandos. Debate geral sobre a metodologia a seguir; escolha das primeiras focagens; constituição dos grupos de trabalho; consensualização do calendário; apresentação/discussão do guião para o trabalho a desenvolver na oficina de formação. Atividade de Focus Group sobre percepção e avaliação informal.
2ª sessão: Natureza e Fundamentos da avaliação; Tipos de avaliação, Enquadramento legal atual da avaliação em Portugal. Documentos Curriculares de Referência; Avaliação formal e Informal. Projeto Educativo e sistemas de avaliação e classificação.
3ª sessão: O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade; O papel central do aluno no processo de avaliação formativa; Exemplos Práticos. Partilha de Experiências.
4ª Sessão: Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores;
As componentes do feedback: feed up, feedback e feedforward; Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem.
5ª Sessão: Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a estruturar a sua própria aprendizagem. Reflexão conjunta. Partilha de casos práticos.
6ª Sessão: Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa.
7ª Sessão: Reflexão em grupos da aplicação dos trabalhos em sala de aula. Aspetos a melhorar. Reformulação de instrumentos em grupos de trabalho. Critérios de Sucesso. conclusão dos trabalhos de grupo. Início da apresentação dos trabalhos.
8ª sessão: Conclusão da apresentação dos trabalhos em plenário; debate; análise e discussão em conjunto da importância das rubricas no processo formativo da avaliação. Avaliação.
Cronograma
15 e 22 março
26 abril
11, 24 e 25 maio
7 e 14 junho
Formadoras: Paula Campos e Sónia Costa- Formador: Paula Alexandra Monteiro dos Santos e Sousa Campos
- Formador: Sónia Silva da Costa
Paula Alexandra M. dos Santos e Sousa Campos - CCPFC/RFO-29164/11
Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19
Exclusiva a professores indicados pelo AE Paulo da Gama
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.