Objetivos

Promover o aprofundamento do conhecimento no domínio da avaliação pedagógica;

Conhecer instrumentos e técnicas de avaliação formativa;

Partilhar experiências de sucesso no âmbito das atividades pedagógicas  de avaliação formativa;

Elaborar recursos educativos de suporte à implementação das práticas de avaliação formativa em sala de aula;

Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular que contemplem a avaliação na planificação do processo de avaliação das aprendizagens;



Conteúdos

1. Enquadramento curricular: documentos de referência; 

2. Projeto Educativo, Sistemas de avaliação e Sistema de classificação;

3. Natureza, fundamentos e objetivos da Avaliação pedagógica;

4. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa);

5. O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade;

6. O papel central do aluno no processo de avaliação formativa;

7. Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa;

8.  Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores; 

9. As componentes do feedback: feed up, feedback e feed forward;

10. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a   estruturar a sua própria aprendizagem;

11. Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens.


Estruturas das sessões

1ª sessão: Objetivos e organização do curso de formação; estabelecimento do plano de trabalho, incluindo a avaliação dos formandos. Debate geral sobre a metodologia a seguir; escolha das primeiras focagens; constituição dos grupos de trabalho; consensualização do calendário; apresentação/discussão do guião para o trabalho a desenvolver na oficina de formação. Atividade de Focus Group sobre percepção e avaliação informal.

2ª sessão: Natureza e Fundamentos da avaliação; Tipos de avaliação, Enquadramento legal atual da avaliação em Portugal. Documentos Curriculares de Referência; Avaliação formal e Informal. Projeto Educativo e sistemas de avaliação e classificação.

3ª sessão: O papel do professor numa avaliação formativa de qualidade; O papel central do aluno no processo de avaliação formativa; Exemplos Práticos. Partilha de Experiências. 

4ª Sessão: Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores; 

As componentes do feedback: feed up, feedback e feedforward; Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a   estruturar a sua própria aprendizagem.

5ª Sessão: Construir instrumentos de avaliação formativa que permitam a facilitação do feedback pedagógico e a autorregulação das aprendizagens. Práticas de autoavaliação e heteroavaliação como forma de capacitar os alunos a  estruturar a sua própria aprendizagem. Reflexão conjunta. Partilha de casos práticos. 

6ª Sessão: Critérios de sucesso e a sua importância no processo de avaliação formativa. 

7ª Sessão: Reflexão em grupos da aplicação dos trabalhos em sala de aula. Aspetos a melhorar. Reformulação de instrumentos em grupos de trabalho. Critérios de Sucesso. conclusão dos trabalhos de grupo. Início da apresentação dos trabalhos.

8ª sessão: Conclusão da apresentação dos trabalhos em plenário; debate; análise e discussão em conjunto da importância das rubricas no processo formativo da avaliação. Avaliação.



Cronograma

15 e 22 março

26 abril

11, 24 e 25 maio

7 e 14 junho

Formadoras: Paula Campos e Sónia Costa

Formador(es)::

Paula Alexandra M. dos Santos e Sousa Campos - CCPFC/RFO-29164/11

Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19

: A223223
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119371/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores indicados pelo AE Paulo da Gama

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 15 de março de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 14 de junho de 2023