Objetivos
1. Criar condições para o desenvolvimento de competências do professor bibliotecário/docentes/educadores face aos desafios que as Bibliotecas Escolares enfrentam; 2. Dotar os formandos de um portfólio de conceitos e de conhecimentos teóricos e técnicos que suportem e validem as ações que vão desenvolver. 3. Proporcionar uma visão sobre a missão e objetivos da BE no contexto do marketing digital; 4. Desenvolver as Bibliotecas Escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/melhoria da sua presença nas redes sociais e das suas propostas de valor; 5. Melhorar o serviço prestado pelas Bibliotecas Escolares; 6. Partilhar de conhecimentos e experiências de trabalho bem-sucedido, na temática da formação, entre formandos


Conteúdos
1 - O(s) mundo(s) da(s) biblioteca(s) escolar(es). (3 horas): 1.1.O valor da biblioteca na escola/agrupamento; a gestão de recursos, Valores e comunidade O impacto transformativo das bibliotecas e dos bibliotecários. Valores associados às bibliotecas; 1.2. Definições e conceitos: Marketing, promoção, advocacy, … parcerias estratégicas Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 2 – O marketing de influência (3 horas) O que é o marketing de influência? O que é um influenciador? Caraterísticas de um influenciador. Estratégias de atração. Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 3- Ser digital: como criar uma presença em linha marcante? (3 horas)
Identidade, credibilidade, a criação de conteúdos: storytelling, autenticidade, partilha, planeamento, a gestão do tempo. Elementos indispensáveis para a construção de uma história. Contextos e estratégias de operacionalização na BE: exemplos 4 - Estratégias de comunicação e definição de conteúdos para as Redes Sociais (3 horas) Caraterísticas de uma perspetiva estratégica em advocacy; A importância de se identificarem mensagens chave e enquadrar a narrativa; Que conteúdos criar e/ou privilegiar? A criação de uma marca, Redação de mensagens chave, Contextos e estratégias de operacionalização na BE : exemplos 5 - Ferramentas de Marketing Digital I – O Facebook (3 horas) Caraterísticas da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 6 - Ferramentas de Marketing Digital II – O Instagram (3 horas) Caraterísticas da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 7 - Ferramentas de Marketing Digital III – O Youtube (3 horas - Workshop) Caraterísticas da Rede, exploração de recursos disponíveis e configuráveis. Que públicos atingir? Que conteúdos privilegiar? Sugestões de utilização focada ao serviço da Biblioteca Escolar. Contextos e estratégias de operacionalização na BE 8 – Avaliação dos serviços digitais da Biblioteca (2 horas) : Análise das métricas. As estatísticas, os públicos, a segmentação da audiência, a eficácia da publicidade. Criação de um plano de medição/avaliação de impacto. 9 – O plano de Marketing Digital da Biblioteca Escolar (2 horas) O que é um plano de Marketing Digital? Elaboração de um plano de marketing digital para a BE para um horizonte de 2 anos. Total de horas de formação 25h


Cronograma

Turma do Centro/Norte

Sessão

Formato

Nº de horas

Data

1

Presencial (Porto)

3

24 de fevereiro (14h30-17h30)

2

formato online assíncronas

3

3 de março

3

formato online síncronas + formato online assíncronas

1+ 2

17 de março (17h00- 18h00)

4

formato online assíncronas

3

31 de março

5

formato online síncronas + formato online assíncronas

1+ 2

21 de abril (17h00- 18h00)

6

formato online assíncronas

3

5 de maio

7

Presencial – workshop (Porto)

3

19 de maio  (14h30-17h30)

8

formato online assíncronas

2

20 de maio

9

formato online assíncronas

2

18 de junho

 



Formador(es)::

João Paulo da Silva Proença - CCPFC/RFO-11232/00

: A222923T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119506/23
Modalidade: Curso de formação
Regime: B-Learning
Local: On-Line / DGESTE Porto / Bib. Escola do Cerco
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Exclusiva a membros do gabinete da rede de biblioteca escolar e coodenadores interconconcelhios.

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 24 de fevereiro de 2023
Data de termino da ação - Certificados: 18 de junho de 2023