Objetivos

- Construir abordagens didáticas centradas na diversidade dos alunos, reconhecendo e avaliando estilos de aprendizagem dos alunos;

- Desenvolver processos de aprendizagem ativa, participativa, cooperativa e criativa, criando planos de aula à luz do DUA;

- Promover a produção de recursos  para uma  avaliação centrada nas condições de e para a aprendizagem, nomeadamente construindo instrumentos de natureza formativa;

- Ser ativo  sobre as práticas, elaborando planos de aula e analisando os seus efeitos.


Conteúdos

- Contratualização dos objetivos e metodologia da oficina e sua planificação conjunta (1h)

- Abordagem reflexiva aos conceitos de currículo, mecanismos e processos implicados na aprendizagem (1h)

- Estilos diferenciados de aprendizagem, abordagens concetuais (1h)

- Abordagem reflexiva e contextualização da perspetiva inclusiva da educação – educação multinível; (1h)

- Diferenciação pedagógica e desenho universal para a aprendizagem – construção de percursos de aprendizagem (planificação a operacionalizar de aulas e dispositivos de avaliação) e reflexão critica (6h)

- As implicações pedagógicas na gestão curricular contextualizada a alunos com necessidade de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem (2h)

- Elaboração partilhada e cooperada de carta de princípios (conclusões das práticas diferenciadas desenvolvidas) (2h)

- Avaliação da oficina e hipóteses de continuidade formativa (1h)


Cronograma
AE Pinhal Frades

21 dezembro - 17h00/18h00 (1h)

8 fevereiro - 17h00/19h00 (2h)

22 fevereiro - 17h00/19h00 (3h)

8 março - 17h00/20h00 (3h)

19 abril - 17h00/20h00 (3h)

10 maio - 17h00/20h00 (3h)


Formador(es)::

Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19

: A222123
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118937/22
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: AE Pinhal de Frades
Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial
Critérios de seleção:

Professores do AE Pinhal de Frades

Vagas: 20
Carga horária presencial: 15
Carga horária trabalho autónomo: 15
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 21 de dezembro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 10 de maio de 2023