Objetivos
- Construir abordagens didáticas centradas na diversidade dos alunos, reconhecendo e avaliando estilos de aprendizagem dos alunos;
- Desenvolver processos de aprendizagem ativa, participativa, cooperativa e criativa, criando planos de aula à luz do DUA;
- Promover a produção de recursos para uma avaliação centrada nas condições de e para a aprendizagem, nomeadamente construindo instrumentos de natureza formativa;
- Ser ativo sobre as práticas, elaborando planos de aula e analisando os seus efeitos.
Conteúdos
- Contratualização dos objetivos e metodologia da oficina e sua planificação conjunta (1h)
- Abordagem reflexiva aos conceitos de currículo, mecanismos e processos implicados na aprendizagem (1h)
- Estilos diferenciados de aprendizagem, abordagens concetuais (1h)
- Abordagem reflexiva e contextualização da perspetiva inclusiva da educação – educação multinível; (1h)
- Diferenciação pedagógica e desenho universal para a aprendizagem – construção de percursos de aprendizagem (planificação a operacionalizar de aulas e dispositivos de avaliação) e reflexão critica (6h)
- As implicações pedagógicas na gestão curricular contextualizada a alunos com necessidade de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem (2h)
- Elaboração partilhada e cooperada de carta de princípios (conclusões das práticas diferenciadas desenvolvidas) (2h)
- Avaliação da oficina e hipóteses de continuidade formativa (1h)
Cronograma
AE Pinhal Frades21 dezembro - 17h00/18h00 (1h)
8 fevereiro - 17h00/19h00 (2h)
22 fevereiro - 17h00/19h00 (3h)
8 março - 17h00/20h00 (3h)
19 abril - 17h00/20h00 (3h)
10 maio - 17h00/20h00 (3h)
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
- Formador: Sónia Silva da Costa
Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19
Professores do AE Pinhal de Frades
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.