Objetivos

No final da ação os formandos deverão ser capazes de:

Identificar o papel das crenças e das competências do professor na eficácia da gestão de sala de aula

Compreender o funcionamento neurobiológico e a sua relação com o comportamento da criança

Identificar as causas, sintomas e estratégias de atuação preventivas dos comportamentos disruptivos

Conhecer modelos de atuação que visam uma intervenção holística para a minimização das situações problema ocorrentes em contexto de sala de aula 

Adotar estratégias facilitadoras da gestão de comportamentos disruptivos de diversas tipologias


Conteúdos

Sessão 1. O que está por detrás de uma Gestão de Sala Eficaz?

Acolhimento dos participantes e apresentação dos objetivos da ação

Componentes da Gestão de Sala de Aula

Influência das crenças, sentimento de autoeficácia e competências interpessoais do docente na Gestão da Sala de Aula

Desafios na Gestão de Comportamento e na Gestão de conflitos

Sessão 2. O que está por detrás do comportamento humano?

Neurobiologia do comportamento humano

Funcionamento cerebral e desenvolvimento cognitivo, motor e emocional 

Relação entre estado emocional e comportamento 

Síndrome do Pensamento Acelerado: causas e atuação

Sessão 3. O que está por detrás de uma gestão eficaz dos comportamentos disruptivos?

Fatores associados ao comportamento disruptivo

Prevenção dos comportamentos disruptivos em sala de aula

Competências e práticas do docente na gestão dos comportamentos disruptivos

Tipologias de comportamentos disruptivos: Causas e desafios em sala de aula

Da avaliação à ação

Sessão 4. O que está por detrás do Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDAH)?

Comportamentos frequentes numa criança com DDAH

DDAH e problemas associados

Competências e estratégias de atuação do docente na gestão do comportamento da criança com DDAH

Sessão 5. O que está por detrás de uma intervenção sistémica?

A influência do contexto sociofamiliar no comportamento da criança 

Princípios para uma relação escola-família positiva

Benefícios associados a uma intervenção sistémica nos contextos de vida da criança

Estratégias para maximizar a colaboração da família da criança com comportamentos disruptivos 

Sessão 6. O que está por detrás de um olhar mais positivo sobre os desafios?

Os benefícios da Psicologia Positiva aplicada ao contexto escolar

Psicologia positiva e bem-estar docente 

Virtudes e Forças de carácter como ferramenta na gestão eficaz da sala de aula

Sessão 7. O que está por detrás de um clima positivo de sala de aula?

O papel das competências sociais e emocionais na gestão de um clima positivo em sala de aula

Métodos e ferramentas para proporcionar um clima positivo de sala de aula

Aprendizagem cooperativa: experiência do Projeto Coopera

Sessão 8. O que estará por detrás da minha atuação futura como docente?

Apresentação individual por parte dos participantes

Reflexões e síntese final

Balanço e avaliação da ação


Cronograma
AE Paulo da Gama
19 dezembro- 1h ( Carmo e Carla Colaço) 18:30/19:30
 9 janeiro - 3h (Carmo)
16 janeiro- 3h ( Carmo)
6 fevereiro- 2 h (Carmo)
13 fevereiro- 3h (Carmo)
27 fevereiro- 3h ( Carla Colaço)
3 abril -3,30h(Carla Colaço)


18:30/21:30

Formador(es):: Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Ribeiro - CCPFC/RFO-23836/08
Carla Marisa Candeias Colaço - CCPFC/RFO-34813/14
: A222223
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115333/22
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: AE Paulo da Gama
Critérios de seleção:

Professores do AE Paulo da Gama

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Data de inicio da ação - Certificados: 19 de dezembro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 3 de abril de 2023