Objetivos
No final da ação os formandos deverão ser capazes de:
• Identificar o papel das crenças e das competências do professor na eficácia da gestão de sala de aula
• Compreender o funcionamento neurobiológico e a sua relação com o comportamento da criança
• Identificar as causas, sintomas e estratégias de atuação preventivas dos comportamentos disruptivos
• Conhecer modelos de atuação que visam uma intervenção holística para a minimização das situações problema ocorrentes em contexto de sala de aula
• Adotar estratégias facilitadoras da gestão de comportamentos disruptivos de diversas tipologias
Conteúdos
Sessão 1. O que está por detrás de uma Gestão de Sala Eficaz?
• Acolhimento dos participantes e apresentação dos objetivos da ação
• Componentes da Gestão de Sala de Aula
• Influência das crenças, sentimento de autoeficácia e competências interpessoais do docente na Gestão da Sala de Aula
• Desafios na Gestão de Comportamento e na Gestão de conflitos
Sessão 2. O que está por detrás do comportamento humano?
• Neurobiologia do comportamento humano
• Funcionamento cerebral e desenvolvimento cognitivo, motor e emocional
• Relação entre estado emocional e comportamento
• Síndrome do Pensamento Acelerado: causas e atuação
Sessão 3. O que está por detrás de uma gestão eficaz dos comportamentos disruptivos?
• Fatores associados ao comportamento disruptivo
• Prevenção dos comportamentos disruptivos em sala de aula
• Competências e práticas do docente na gestão dos comportamentos disruptivos
• Tipologias de comportamentos disruptivos: Causas e desafios em sala de aula
• Da avaliação à ação
Sessão 4. O que está por detrás do Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDAH)?
• Comportamentos frequentes numa criança com DDAH
• DDAH e problemas associados
• Competências e estratégias de atuação do docente na gestão do comportamento da criança com DDAH
Sessão 5. O que está por detrás de uma intervenção sistémica?
• A influência do contexto sociofamiliar no comportamento da criança
• Princípios para uma relação escola-família positiva
• Benefícios associados a uma intervenção sistémica nos contextos de vida da criança
• Estratégias para maximizar a colaboração da família da criança com comportamentos disruptivos
Sessão 6. O que está por detrás de um olhar mais positivo sobre os desafios?
• Os benefícios da Psicologia Positiva aplicada ao contexto escolar
• Psicologia positiva e bem-estar docente
• Virtudes e Forças de carácter como ferramenta na gestão eficaz da sala de aula
Sessão 7. O que está por detrás de um clima positivo de sala de aula?
• O papel das competências sociais e emocionais na gestão de um clima positivo em sala de aula
• Métodos e ferramentas para proporcionar um clima positivo de sala de aula
• Aprendizagem cooperativa: experiência do Projeto Coopera
Sessão 8. O que estará por detrás da minha atuação futura como docente?
• Apresentação individual por parte dos participantes
• Reflexões e síntese final
• Balanço e avaliação da ação
Cronograma
AE Paulo da Gama18:30/21:30
- Formador: Carla Marisa Candeias Colaço
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
Carla Marisa Candeias Colaço - CCPFC/RFO-34813/14
Professores do AE Paulo da Gama
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.