Objetivos

- Desenvolver metodologias de investigação-formação centradas na realidade experimental da vida escolar e/ou comunitária, no território educativo;

- Incrementar o trabalho cooperativo em equipa e o diálogo pluri e interdisciplinar;

- Potenciar a integração afetiva, a socialização e a realização de interesses pessoais;

- Compreender os conceitos e as dimensões estruturantes em torno da literacia ambiental, Educação para a Sustentabilidade e Interpretação ambiental;

- Conhecer documentos que orientam as práticas de educação ambiental; articulação com a conservação da natureza, a utilização de ecossistemas e o ordenamento do território;

- Valorizar a utilização de espaços naturais no desenvolvimento de ações pedagógicas;

- Dispor dos recursos adequados para acompanhar programas ciência cidadã a nível local;

- Capacitar para o desenvolvimento e implementação de iniciativas de ciência cidadã.


Conteúdos

Sessão 1 – Introdução à Identificação de Aves 

O que é uma ave? | Todas as aves são pássaros? (classificação, como se organiza a biodiversidade) | Como identificar uma ave? (Forma e silhueta, Tamanho, Cor, Marcas particulares, Comportamento, Cantos e chamamentos) | Exercícios práticos

Sessão 2 - Biótopos – utilização de ferramenta na análise e consciência do território

Utilização do Google Earth como ferramenta pedagógica na identificação de biótopos, habitats e ecossistemas. Exercícios práticos

Sessão 3 - Metodologia - identificação da biodiversidade (teórico-prática)

A importância da definição de metodologias de amostragem | os sentidos e a subjetividade na identificação da biodiversidade – Quando, onde e quem| aplicações no apoio à identificação da biodiversidade | amostragem, transeptos e pontos de escuta – casos e exercícios práticos 

Sessão 4 - Educação ambiental - importância das emoções e da participação ativa (inteligências múltiplas) 

O que é a emoção? | O que implica a “Consciência Ambiental” | “Empatia Ambiental” como potenciá-la?, mais do que conhecimento intelectual | 

Sessão 5 - Estuário: ameaças, serviços e sustentabilidade - Role-play | Ecossistema estuarino - relações tróficas


Cronograma
Local e horário:
11 novembro (6ª feira) - 14:30h - 18:30h [4h] - online
16 novembro (4ª feira) - 09:00h - 17:00h [8h] - Saída de campo (pinhal e sapal)
18 novembro (6ª feira) - 14:30h - 18:30h [4h] - Saída de campo + análise em laboratório
19 novembro* (sábado) - 09:30h - 12:30h [3h] - ESJA
19 novembro* (sábado) - 14:30h - 17:30h [3h] - ESJA
25 março (6ª feira) - 14:30h - 17:30h [3h] - online
*eventualmente, este sábado pode ser "trocado" por duas sextas feiras à tarde



Formador(es):: Sandra Rita Pina Paiva Silva - CCPFC/RFO-41635/22
: A221722
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115931/22
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: De acordo com a calenadrização
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:

Professores da ES Dr José Afonso - Seixal

Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Data de inicio da ação - Certificados: 11 de novembro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 25 de março de 2023