Objetivos
- Desenvolver metodologias de investigação-formação centradas na realidade experimental da vida escolar e/ou comunitária, no território educativo;
- Incrementar o trabalho cooperativo em equipa e o diálogo pluri e interdisciplinar;
- Potenciar a integração afetiva, a socialização e a realização de interesses pessoais;
- Compreender os conceitos e as dimensões estruturantes em torno da literacia ambiental, Educação para a Sustentabilidade e Interpretação ambiental;
- Conhecer documentos que orientam as práticas de educação ambiental; articulação com a conservação da natureza, a utilização de ecossistemas e o ordenamento do território;
- Valorizar a utilização de espaços naturais no desenvolvimento de ações pedagógicas;
- Dispor dos recursos adequados para acompanhar programas ciência cidadã a nível local;
- Capacitar para o desenvolvimento e implementação de iniciativas de ciência cidadã.
Conteúdos
Sessão 1 – Introdução à Identificação de Aves
O que é uma ave? | Todas as aves são pássaros? (classificação, como se organiza a biodiversidade) | Como identificar uma ave? (Forma e silhueta, Tamanho, Cor, Marcas particulares, Comportamento, Cantos e chamamentos) | Exercícios práticos
Sessão 2 - Biótopos – utilização de ferramenta na análise e consciência do território
Utilização do Google Earth como ferramenta pedagógica na identificação de biótopos, habitats e ecossistemas. Exercícios práticos
Sessão 3 - Metodologia - identificação da biodiversidade (teórico-prática)
A importância da definição de metodologias de amostragem | os sentidos e a subjetividade na identificação da biodiversidade – Quando, onde e quem| aplicações no apoio à identificação da biodiversidade | amostragem, transeptos e pontos de escuta – casos e exercícios práticos
Sessão 4 - Educação ambiental - importância das emoções e da participação ativa (inteligências múltiplas)
O que é a emoção? | O que implica a “Consciência Ambiental” | “Empatia Ambiental” como potenciá-la?, mais do que conhecimento intelectual |
Sessão 5 - Estuário: ameaças, serviços e sustentabilidade - Role-play | Ecossistema estuarino - relações tróficas
Cronograma
- Formador: Sandra Silva
Professores da ES Dr José Afonso - Seixal
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário