Objetivos
• Identificar e conhecer as orientações curriculares para o ensino dos diferentes temas/domínios do ensino básico/secundário;
• Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e selecionar/adaptar/criar recursos que possam ajudá-los a ultrapassá-las;
• Analisar diferentes tipos de tarefas e respostas dos alunos, identificando estratégias usadas, erros e dificuldades que emergiram;
• Elaborar e planear tarefas para propor aos alunos, com recursos adequados, tendo em conta o objetivo específico de aprendizagem, o contexto e os alunos, prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese;
• Conduzir/observar o trabalho dos alunos em sala de aula;
• Refletir sobre o trabalho dos alunos em sala de aula;
• Partilhar tarefas propostas aos alunos em sala de aula, incluindo uma reflexão sobre o trabalho em sala de aula.
ConteúdosA oficina terá por base o trabalho colaborativo entre os professores, centrado na sua prática letiva, tendo como foco a aprendizagem dos alunos.
Os professores deverão planear uma aula, com o propósito de ajudar os seus alunos a ultrapassar um problema de aprendizagem que identifiquem. Nas sessões de planeamento, serão desafiados a elaborar tarefas, identificando os recursos que melhor se adequam aos seus objetivos de aprendizagem (seleção/criação/modificação), e que os alunos possam resolver usando diferentes representações e estratégias, que depois terão oportunidade de apresentar e discutir. O planeamento detalhado da aula incluirá a antecipação de estratégias e representações que os alunos podem usar e de dificuldades que podem emergir durante a aula, o que permitirá aos professores pensar nas intervenções que podem fazer para apoiar os alunos enquanto eles trabalham na tarefa. A aula será lecionada por um dos professores, enquanto os restantes observam, focando-se no trabalho dos alunos. Depois da aula, os professores partilham e refletem sobre o trabalho dos alunos, baseando-se nas observações que fizeram, procurando fazer inferências sobre as aprendizagens dos alunos.
Propostas de trabalho:
• Reconhecimento geral do tópico: análise de documentos curriculares; discussão de um artigo de investigação (a selecionar, depois de selecionado o tópico a trabalhar);
• Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases da aula.
• Tipos de tarefas a propor aos alunos (exercício, problema, exploração, investigação). Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações.
• Análise de respostas dos alunos identificando estratégias que usaram, dificuldades que emergiram e respostas surpreendentes; partilha dos constrangimentos identificados; reflexão sobre possíveis reformulações e extensões e sobre possíveis formas de avaliar as aprendizagens dos alunos;
• Planeamento da aula de investigação: elaboração de tarefas para propor aos alunos, com recursos digitais; antecipar dificuldades e estratégias dos alunos; definir o modo de trabalho dos alunos e de apresentar a tarefa (prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese); definir as estratégias para a discussão coletiva e pontos da síntese final; preparar o processo de observação da aula;
• Observação da aula, lecionada por um dos professores, tendo como foco o trabalho dos alunos;
• Reflexão pós-aula, comparando o trabalho planeado com o trabalho dos alunos em aula.
Cronograma
Grupo 500 (14:30 – 17:00) |
|
Sessões |
Data |
1 |
14/10/2022 |
2 |
28/10/2022 |
3 |
9/12/2022 |
4 |
13/01/2023 |
5 |
10/02/2023 |
6 |
24/02/2023 1.ª aula de investigação (?) |
7 |
10/03/2023 |
8 |
21/04/2023 2.ª aula de investigação (?) |
9 |
12/05/2023 |
10 |
19/05/2023 |
- Formador: Paula Gomes
Exclusiva a Professores do grupo 500 da ES Dr. José Afonso
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 500