Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;

Compreender as vantagens de utilização das rubricas na avaliação formativa;

Adquirir conhecimentos na elaboração e utilização de rubricas em sala de aula;

Construir dispositivos de heteroavaliação e autoavaliação que permita aos professores e aos alunos (re) pensarem os resultados das suas ações e do seu trabalho;



Conteúdos

1. Natureza e fundamentos da Avaliação 

2. Avaliação formativa e avaliação sumativa

3. Diversificação de instrumentos de avaliação

4. Triangulação de informação na recolha de dados das tarefas avaliativas

5.   Rúbricas de avaliação

6.   Elaboração de descritores e critérios de sucesso de qualidade formativa

7.   Feed up, Feedback e Feed Forward

8.   Plenário de apresentação de trabalhos


1ª sessão: Objetivos e organização da oficina; estabelecimento do plano de trabalho, incluindo a avaliação dos formandos. Debate geral sobre a metodologia a seguir; escolha das primeiras focagens; constituição dos grupos de trabalho; consensualização do calendário; Apresentação/discussão do guião para o trabalho a desenvolver na oficina de formação. Atividade de Focus Group sobre perceção e avaliação informal.

2ªsessão: Natureza e Fundamentos da avaliação; Tipos de avaliação, Enquadramento legal atual da avaliação em Portugal. Avaliação formal e Informal. A Importância da diversificação e triangulação dos instrumentos de avaliação.

3ª sessão: Rúbricas de avaliação. O que são? Quais as suas vantagens? Diversidade de aplicação pedagógica das Rúbricas de avaliação. Aplicação de conhecimentos: Construção em grupo de rúbricas de avaliação.

4ª Sessão: Reflexão em grupos da aplicação das rúbricas em sala de aula. Aspetos a melhorar. Reformulação em grupo de rúbricas de avaliação. 

5ª sessão: Apresentação dos trabalhos em plenário; debate; análise e discussão em conjunto da importância das rúbricas no processo formativo da avaliação. Avaliação.


Cronograma

19 outubro

30 novembro

14 dezembro

25 janeiro

31 maio


Das 16h00 às 19h00

Local: Escola Básica António Augusto Louro



Formador(es)::

Sónia Silva da Costa - CCPFC/RFO-39284/19

: A220123T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111979/21
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundário Dr António Augusto Louro
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores indicados pela Escola Secundário Dr António Augusto Louro

Vagas: 20
Carga horária presencial: 15
Carga horária trabalho autónomo: 15
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 19 de outubro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 31 de maio de 2023