Objetivos
• Compreender os diferentes propósitos da avaliação;
• Identificar os instrumentos adequados a cada propósito;
• Planificar atividades avaliativas para unidades didáticas apoiadas em taxonomias de aprendizagem;
• Identificar as vantagens e desvantagens da avaliação com o digital;
• Ilustrar formas de ultrapassar as desvantagens da avaliação com o digital;
• Conceber atividades avaliativas diversificadas;
• Identificar, selecionar, avaliar e utilizar ferramentas adequadas a atividades específicas
Conteúdos
• Conceitos fundamentais da avaliação das aprendizagens: propósitos, conceções, práticas e seus impactos.
• Atividades e instrumentos adequados à avaliação formativa.
• Estratégias de avaliação formativa enriquecida pelo digital.
• O digital na avaliação das aprendizagens: regulação do ensino e da aprendizagem.
• Learning analytics.
• Ferramentas digitais para avaliação formativa.
• Adequação do digital a atividades avaliativas de conteúdos curriculares específicos.
• A avaliação em abordagens de aprendizagem ativa através do digital.
Cronograma
25 maio
30 junho
Horário: das 16:00 às 20:00
6, 14 e 19 julho
Horário: das 14:00 às 18:00
20 julho
Horário: das 16:00 às 21:00
- Formador: Célia Almeida
- Formador: Maria do Carmo Reis Perdigão Matias da Correia
- Formador: Nuno Dorotea
Célia Barão Guerreiro Almeida -CCPFC/RFO-38021/17
Maria do Carmo Reis Perdigão M. M. Ribeiro - CCPFC/RFO-23836/08
Exclusiva aos elementos da comunidade de aprendizagem das lideranças intermédias, do AE Pedro Eanes Lobato
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.