Objetivos
- Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação; - Dotar os professores bibliotecários e outros intervenientes na gestão da presença em linha das bibliotecas escolares de conhecimentos, metodologias e instrumentos necessários a essa implementação; - Capacitar os professores bibliotecários e outros intervenientes para uma gestão crítica da presença em linha, assente na análise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados; - Desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/ melhoria da sua presença em linha, melhorando o serviço prestado; - Partilhar conhecimentos e experiências entre formandos;Conteúdos
1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar: Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte à oficina. • A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares. • Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line. •A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas e materiais / gestão.3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares • Apresentação das reflexões realizadas. • Definição de uma estratégia de comunicação; • Canais de comunicação • Definição de um canal principal • Canais secundários a equacionar • Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetos desenvolvidos, serviço cultural, ... • Ferramentas a utilizar 5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II. • Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas. • Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos. • Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência. • Normas e princípios. • Proteção de dados pessoais / política de privacidade • Direitos de autor e direitos conexos • Acessibilidades. 7.ª sessão ( 3 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares • Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. . • Indicadores de execução e de sucesso; • Reporte; • Evolução e melhoria. 8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares • Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar; • A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico; • Elaboração de um plano de ação estratégico; • Avaliação da ação.
Cronograma
Cronograma
Sessão |
N.º de horas |
Tipo de sessão |
Horário |
||
1 |
06/04 |
2 h+1h |
A distância síncrona (2h) + Assíncrona (1h) |
16h00 – 18h00 |
|
2 |
20/04 |
4h |
Assíncrona |
||
3 |
27/04 |
4h |
Assíncrona |
||
4 |
04/05 |
4h |
Assíncrona |
||
5 |
11/05 |
1h+3h |
A distância síncrona (1h) + Assíncrona (3h) |
16h00 – 17h00 |
|
6 |
18/05 |
4 |
Assíncrona |
||
7 |
25/05 |
4 |
Assíncrona |
||
8 |
1/06 |
3 |
Síncrona |
16h00 – 19h00 |
- Formador: Teodora Costa
- Formador: Maria João Filipe
- Formador: João Paulo da Silva Proença
Formador(es):: João Paulo da Silva Proença - CCPFC/RFO-11232/00
Maria João dos Santos B. C. Filipe - CCPFC/RFO-21805/07
Teodora Saraiva da Costa - CCPFC/RFO-35426/15
Maria João dos Santos B. C. Filipe - CCPFC/RFO-21805/07
Teodora Saraiva da Costa - CCPFC/RFO-35426/15
Nº: A2133T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114698/22
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Critérios de seleção:
Professores indicados pelos formadores
Vagas: 20
Carga horária presencial: 30
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 6 de abril de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 1 de junho de 2022