Objetivos
Procura-se, com esta formação, produzir uma mudança de atitude do professor face à intervenção preventiva, sensibilizá-lo para as competências de entreajuda existentes no contexto escolar alargado - alunos, professores, família e comunidade – e habilitá-lo a utilizar um instrumento de desenvolvimento de competências pessoais e sociais inovador, cuja validação tem vindo a ser consolidada desde 1995. Ao ser essencialmente uma experiência de grupo, este material remeterá, igualmente, para o desenvolvimento de aptidões de negociação e entreajuda.Conteúdos
Este Projeto consta da aplicação de material lúdico, na forma de cadernetas e respetivas coleções de cromos, e é dirigido a alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e a crianças entre os 5 e os 10 anos, em geral.
Sendo um dos principais objetivos do Projeto, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, estas coleções baseiam-se no desenvolvimento de diversos temas de interesse social e preventivo.
Os temas são trabalhados na sala de aula, ao longo do ano escolar, sob a orientação de cada professor, podendo este adaptar o programa quer ao seu grupo de alunos, quer ao seu projeto pedagógico.
Após a entrega da caderneta na sala de aula, as crianças, para completarem a coleção, recebem saquetas de cromos em cinco momentos diferentes.
As instruções para descobrir os locais são apresentadas sob a forma de enigmas, que aumentam o grau de dificuldade ao longo das distribuições.
Estas distribuições são organizadas em locais circundantes à escola – instituições ou estruturas comunitárias – proporcionando às crianças o conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadãos.
A participação dos professores e educadores no Projeto implica uma formação específica. Esta formação, visando uma progressiva autonomia dos Técnicos de Educação, enquanto agentes preventivos, está estruturada num modelo que contempla as necessidades e interesses da maioria dos formandos, são estes que, no inicio do Projeto, perante uma lista de temáticas que o projeto apresenta para serem trabalhadas, no âmbito, do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, escolhem os temas a abordar nos três módulos de formação, que decorrerão ao longo de um ano letivo.
Alguns exemplos destas temáticas são, as dinâmicas de grupo, a gestão da reflexão, a comunicação, a assertividade, a sexualidade infantil, as toxicodependências, a gestão das emoções, a autonomia, os grupos, etc.
Este modelo de formação desenrola-se ao longo de um ano escolar em três módulos distintos.
Estas formações têm um carácter vivencial, envolvendo a experiência das situações que os Técnicos de Educação dinamizarão, eles próprios na sala de aula.
Como suporte técnico da formação é distribuído a cada participante, material de apoio, possibilitando ao técnico uma adequação dos conhecimentos adquiridos nas sessões de formação à sua sala de aula.
Para além da formação o Técnico de Educação tem de proceder à execução das aplicações junto da população alvo final, as crianças, estas aplicações acontecem de forma autónoma, ou seja, é o técnico que gere quando e como vai abordar determinado tema, havendo sempre uma avaliação e supervisão da utilização pedagógica e preventiva dos materiais e metodologia do projeto e das competências adquiridas pelos formandos no estabelecimento de prolongamentos das temáticas abordadas no projeto às estruturas da comunidade.
Cronograma
2 fevereiro 18:30/20:00
12 março, 2 abril, 7 maio
22 julho
9:30/13:00
14:00/17:30
Formadora: S0fia Couto
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos Grupos 100, 110 e 120.