Objetivos
Procura-se, com esta formação, produzir uma mudança de atitude do professor face à intervenção preventiva, sensibilizá-lo para as competências de entreajuda existentes no contexto escolar alargado - alunos, professores, família e comunidade – e habilitá-lo a utilizar um instrumento de desenvolvimento de competências pessoais e sociais inovador, cuja validação tem vindo a ser consolidada desde 1995. Ao ser essencialmente uma experiência de grupo, este material remeterá, igualmente, para o desenvolvimento de aptidões de negociação e entreajuda.


Conteúdos

Este Projeto consta da aplicação de material lúdico, na forma de cadernetas e respetivas coleções de cromos, e é dirigido a alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e a crianças entre os 5 e os 10 anos, em geral. 

Sendo um dos principais objetivos do Projeto, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, estas coleções baseiam-se no desenvolvimento de diversos temas de interesse social e preventivo. 

Os temas são trabalhados na sala de aula, ao longo do ano escolar, sob a orientação de cada professor, podendo este adaptar o programa quer ao seu grupo de alunos, quer ao seu projeto pedagógico. 

Após a entrega da caderneta na sala de aula, as crianças, para completarem a coleção, recebem saquetas de cromos em cinco momentos diferentes. 

As instruções para descobrir os locais são apresentadas sob a forma de enigmas, que aumentam o grau de dificuldade ao longo das distribuições. 

Estas distribuições são organizadas em locais circundantes à escola – instituições ou estruturas comunitárias – proporcionando às crianças o conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadãos.

A participação dos professores e educadores no Projeto implica uma formação específica. Esta formação, visando uma progressiva autonomia dos Técnicos de Educação, enquanto agentes preventivos, está estruturada num modelo que contempla as necessidades e interesses da maioria dos formandos, são estes que, no inicio do Projeto, perante uma lista de temáticas que o projeto apresenta para serem trabalhadas, no âmbito, do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, escolhem os temas a abordar nos três módulos de formação, que decorrerão ao longo de um ano letivo. 

Alguns exemplos destas temáticas são, as dinâmicas de grupo, a gestão da reflexão, a comunicação, a assertividade, a sexualidade infantil, as toxicodependências, a gestão das emoções, a autonomia, os grupos, etc. 

Este modelo de formação desenrola-se ao longo de um ano escolar em três módulos distintos. 

Estas formações têm um carácter vivencial, envolvendo a experiência das situações que os Técnicos de Educação dinamizarão, eles próprios na sala de aula. 

Como suporte técnico da formação é distribuído a cada participante, material de apoio, possibilitando ao técnico uma adequação dos conhecimentos adquiridos nas sessões de formação à sua sala de aula. 

Para além da formação o Técnico de Educação tem de proceder à execução das aplicações junto da população alvo final, as crianças, estas aplicações acontecem de forma autónoma, ou seja, é o técnico que gere quando e como vai abordar determinado tema, havendo sempre uma avaliação e supervisão da utilização pedagógica e preventiva dos materiais e metodologia do projeto e das competências adquiridas pelos formandos no estabelecimento de prolongamentos das temáticas abordadas no projeto às estruturas da comunidade.



Cronograma
2 fevereiro
18:30/20:00

12 março, 2 abril, 7 maio

22 julho

9:30/13:00
14:00/17:30

Formadora: S0fia Couto

Formador(es):: Ana Sofia Ferraz Pereira de Sousa Couto - CCPFC/RFO - 20046/05
: A2129
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-105514/19
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: a definir
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 100 - Educação Pré-Escolar
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Grupo disciplinar: 120 - Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Critérios de seleção:


Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos Grupos 100, 110 e 120.
Data de inicio da ação - Certificados: 23 de fevereiro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 22 de julho de 2022