Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;

- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;

- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;

- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;

- Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.

Conteúdos
-1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas;

2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora;

3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 4 horas;

4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 4 horas;

5.Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards. - 4 horas;

6. Processos de recolha de informação - 4 horas;

7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina - 5 horas.

Cronograma

2 março, 23 março, 13 abril, 27 abril, 4 maio, 25 maio, 8 junho e 22 junho

Formadora: Sónia Costa


Horário: 19h00 às 22h00



: A2125
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-106898/19
Modalidade: Oficina de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25