Objetivos

• Identificar e conhecer as orientações curriculares para o ensino dos diferentes temas/domínios do ensino básico/secundário;

• Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e selecionar/adaptar/criar recursos que possam ajudá-los a ultrapassá-las;

• Analisar diferentes tipos de tarefas e respostas dos alunos, identificando estratégias usadas, erros e dificuldades que emergiram; 

• Elaborar e planear tarefas para propor aos alunos, com recursos adequados, tendo em conta o objetivo específico de aprendizagem, o contexto e os alunos, prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese;

• Conduzir/observar o trabalho dos alunos em sala de aula;

• Refletir sobre o trabalho dos alunos em sala de aula;

• Partilhar tarefas propostas aos alunos em sala de aula, incluindo uma reflexão sobre o trabalho em sala de aula.

Conteúdos

A oficina terá por base o trabalho colaborativo entre os professores, centrado na sua prática letiva, tendo como foco a aprendizagem dos alunos.

Os professores deverão planear uma aula, com o propósito de ajudar os seus alunos a ultrapassar um problema de aprendizagem que identifiquem. Nas sessões de planeamento, serão desafiados a elaborar tarefas, identificando os recursos que melhor se adequam aos seus objetivos de aprendizagem (seleção/criação/modificação), e que os alunos possam resolver usando diferentes representações e estratégias, que depois terão oportunidade de apresentar e discutir. O planeamento detalhado da aula incluirá a antecipação de estratégias e representações que os alunos podem usar e de dificuldades que podem emergir durante a aula, o que permitirá aos professores pensar nas intervenções que podem fazer para apoiar os alunos enquanto eles trabalham na tarefa. A aula será lecionada por um dos professores, enquanto os restantes observam, focando-se no trabalho dos alunos. Depois da aula, os professores partilham e refletem sobre o trabalho dos alunos, baseando-se nas observações que fizeram, procurando fazer inferências sobre as aprendizagens dos alunos.

Propostas de trabalho:

Reconhecimento geral do tópico: análise de documentos curriculares; discussão de um artigo de investigação (a selecionar, depois de selecionado o tópico a trabalhar);

Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases da aula.

Tipos de tarefas a propor aos alunos (exercício, problema, exploração, investigação). Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações.

Análise de respostas dos alunos identificando estratégias que usaram, dificuldades que emergiram e respostas surpreendentes; partilha dos constrangimentos identificados; reflexão sobre possíveis reformulações e extensões e sobre possíveis formas de avaliar as aprendizagens dos alunos;

Planeamento da aula de investigação: elaboração de tarefas para propor aos alunos, com recursos digitais; antecipar dificuldades e estratégias dos alunos; definir o modo de trabalho dos alunos e de apresentar a tarefa (prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese); definir as estratégias para a discussão coletiva e pontos da síntese final; preparar o processo de observação da aula;

Observação da aula, lecionada por um dos professores, tendo como foco o trabalho dos alunos; 

Reflexão pós-aula, comparando o trabalho planeado com o trabalho dos alunos em aula.


Cronograma
Horário: 18:30 - 20:30 Datas: 11, 25 Nov, 6, 13, 27 Jan, 10 24 Fev, 10, Mar, 21 Abr, 5, 19 Mai
Presencial

Formadores
- João Pedro da Ponte (Instituto de Educação - U. Lisboa)
- Marisa Quaresma (Instituto de Educação - U. Lisboa)
- Paula Gomes (Instituto de Educação - U. Lisboa)


Formador(es):: Paula Cristina Marques Gomes - CCPFC/RFO-19962/05
: A2117
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112630/21
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Critérios de seleção:

Releva para DCP Grupo 500

Vagas: 10
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 500.

Data de inicio da ação - Certificados: 11 de novembro de 2021
Data de termino da ação - Certificados: 19 de maio de 2022