Objetivos

Pretende-se que os professores participantes desenvolvam a sua capacidade para:

1) Identificar e conhecer as orientações curriculares nacionais e internacionais para o ensino dos Números, Álgebra, Estatística e Geometria para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

2) Identificar dificuldades de aprendizagem dos alunos e atividades e materiais didáticos apropriados para as ultrapassar.

3) Elaborar tarefas e formular estratégias inovadoras de ensino e de organização e dinâmica da aula de Matemática, consubstanciadas em planos de aula cuidadosamente elaborados.

3) Conduzir e refletir sobre atividades de ensino-aprendizagem em Matemática.

4) Trabalhar de forma colaborativa na organização e reflexão sobre situações de ensino-aprendizagem.


Conteúdos

1) Tarefas para o ensino-aprendizagem. Relação entre tarefa e atividade. Nível cognitivo da tarefa. Diferentes tipos de tarefa (exercício, problema, exploração, investigação). Representações matemáticas e importância do uso de diferentes representações.

2) Organização da sala de aula exploratória, com as fases de lançamento da tarefa, trabalho autónomo e discussão coletiva e síntese. Estratégias para a condução de discussões coletivas. Papel do professor em cada uma das fases da aula.

3) Conceitos-chave e representações na aprendizagem dos números naturais, inteiros e racionais e das respetivas operações. Principais conceitos e representações. Significados dos números racionais (parte-todo, quociente, medida, operador). Significados das operações. Resolução de problemas com números naturais, inteiros e racionais. Sentido de número e sentido de operação. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

4) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de temas algébricos: Sequências repetitivas e sequências crescentes. Generalização. Pensamento relacional. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

5) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de temas de Estatística: Literacia estatística. Dados qualitativos e quantitativos. Leitura e interpretação de representações gráficas. Investigações estatísticas. Distribuições. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

6) Conceitos-chave e representações na aprendizagem de Geometria: Raciocínio geométrico e visualização. Figuras no plano, triângulos, quadriláteros, polígonos e suas propriedades. Dificuldades dos alunos, materiais didáticos, tarefas e estratégias de ensino para promover a aprendizagem.

7) Observação das atividades de aprendizagem e avaliação dos alunos. Instrumentos de registo de observação. Feedback aos alunos como elemento essencial da avaliação formativa.


Cronograma
Horário: 18:30 - 20:30

Datas: 16 Nov, 7 Dez, 11, 25 Jan, 15 Fev, 15, 29 Mar, 5, 19 Abr, 3, 17 Mai
Presencial

Formadores:
- João Pedro da Ponte (Instituto de Educação - U. Lisboa)
- Marisa Quaresma (Instituto de Educação - U. Lisboa)


Formador(es):: João Pedro Mendes da Ponte - CCPFC/RFO-02279/97
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma - CCPFC/RFO-32543/13
: A2116
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112852/21
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária da Amora
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 230 - Matemática e Ciências da Natureza
Critérios de seleção:

Releva para DCP Grupo 230

Vagas: 10
Carga horária presencial: 25
Carga horária trabalho autónomo: 25
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 230.

Data de inicio da ação - Certificados: 16 de novembro de 2021
Data de termino da ação - Certificados: 17 de maio de 2022