Exclusiva aos Professores de Cidadania e Desenvolvimento da Escola Sec. da Amora

Objetivos

. Analisar o conceito de metodologia participativa: fundamentos e exigências pedagógicas.
. Relacionar o conceito de metodologia participativa com os objetivos pedagógicos inerentes a Cidadania e Desenvolvimento (CeD).
. Conhecer e experienciar exemplos de metodologias participativas, em contexto formativo.
. Realizar, em contexto de sala de aula, metodologias participativas nos trabalhos de projeto de CeD.
. Analisar a avaliação formativa e sumativa no âmbito da CeD: elementos conceptuais, virtualidades e dificuldades pedagógicas.
. Realizar a avaliação formativa e sumativa no âmbito dos trabalhos de projeto desenvolvidos pelos alunos em CeD.



Conteúdos

. Metodologias participativas: fundamentos e exigências pedagógicas.

. Objetivos pedagógicos de CeD e metodologias participativas.

. Exercícios práticos de metodologias participativas, em contexto formativo e em sala de aula.

. Avaliação formativa e sumativa e CeD.

. Exercícios de avaliação formativa e sumativa em CeD.



Cronograma

27 Out, 17 nov, 15 Dez, 19 Jan, 16 Fev, 16 Mar, 27Abr, 18 Jun

17:15 – 19:15



Formador(es):: Mario Jorge Faria Carneiro - CCPFC/RFO - 00927/97
: A2112
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112595/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: ESA
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Vagas: 20
Carga horária presencial: 18
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 27 de outubro de 2021
Data de termino da ação - Certificados: 18 de junho de 2022