Exclusiva a Professores do Grupo 500 da ES Dr José Afonso

Objetivos

Explorar potencialidades de recursos digitais para a aprendizagem dos alunos, incluindo o GeoGebra, o Excel ou outro(s) recurso(s) digital(is) como facilitador(es) da compreensão da Matemática;

Selecionar/adaptar/criar recursos digitais para o ensino e aprendizagem;

Analisar diferentes tipos de tarefas e respostas dos alunos, identificando estratégias usadas, erros e dificuldades que emergiram; 

Planear de tarefas para propor os alunos com recursos digitais, tendo em conta o objetivo específico de aprendizagem, o contexto e os alunos, prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese;

Observar o trabalho dos alunos em sala de aula e refletir sobre ele;

Refletir sobre a utilização pedagógica dos recursos digitais, nomeadamente no âmbito da didática;

Partilhar tarefas propostas aos alunos em sala de aula, incluindo uma reflexão sobre o trabalho em sala de aula.



Conteúdos

A oficina terá por base o trabalho colaborativo entre os professores, centrado na sua prática letiva.

Os professores deverão planear uma aula, a aula de investigação, com o propósito de ajudar os seus alunos a ultrapassar um problema de aprendizagem que identifiquem. Nas sessões de planeamento, serão desafiados a elaborar tarefas, identificando os recursos digitais que melhor se adequam aos seus objetivos de aprendizagem (seleção/criação/modificação), e que os alunos possam resolver usando diferentes representações e estratégias, que depois terão oportunidade de apresentar e discutir. O planeamento detalhado da aula incluirá a antecipação de estratégias e representações que os alunos podem usar e de dificuldades que podem emergir durante a aula, o que permitirá aos professores pensar nas intervenções que podem fazer para apoiar os alunos enquanto eles trabalham na tarefa. A aula será lecionada por um dos professores, enquanto os restantes observam, focando-se no trabalho dos alunos. Depois da aula, os professores partilham e refletem sobre o trabalho dos alunos, baseando-se nas observações que fizeram, procurando fazer inferências sobre as aprendizagens dos alunos.

Assim, o foco na aprendizagem dos alunos é um aspeto central desta oficina, ao encontro do que referem Lucas e Moreira (2018): “o verdadeiro potencial das tecnologias digitais reside na mudança de foco do processo de ensino: de processos dirigidos pelo educador para processos centrados no aprendente” (p. 20).

Propostas de trabalho:

Reconhecimento geral do tópico: análise de documentos curriculares; resolução de tarefas usando o GeoGebra, o Excel ou outro(s) recurso(s) digital(is); discussão de um artigo de investigação (a selecionar, depois de selecionado o tópico a trabalhar);

Tipos de tarefas a propor aos alunos, incluindo tarefas onde são usados recursos digitais: análise de respostas dos alunos identificando estratégias que usaram, dificuldades que emergiram e respostas surpreendentes; partilha dos constrangimentos identificados; reflexão sobre possíveis reformulações e extensões e sobre possíveis formas de avaliar as aprendizagens dos alunos;

Planeamento da aula de investigação: elaboração de tarefas para propor aos alunos, com recursos digitais; antecipar dificuldades e estratégias dos alunos; definir o modo de trabalho dos alunos e de apresentar a tarefa (prevendo momentos de apresentação da tarefa, trabalho autónomo, discussão coletiva e síntese); definir as estratégias para a discussão coletiva e pontos da síntese final; preparar o processo de observação da aula;

Observação da aula, lecionada por um dos professores, tendo como foco o trabalho dos alunos; reflexão pós-aula.



Cronograma
Horário: 15:00 - 17:00 Datas: 11, 17, 24 Nov, 5, 19 Jan, 16 Fev e 16 Mar

Formadora: Paula Gomes

Formador(es):: João Pedro Mendes da Ponte - CCPFC/RFO-02279/97
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma - CCPFC/RFO-32543/13
Paula Cristina Marques Gomes - CCPFC/RFO-19962/05
: A2118
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111976/21
Modalidade: Oficina de formação
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Dr José Afonso
Destinatários: Professores do(s) grupo(s)...
Grupo disciplinar: 500 - Matemática
Critérios de seleção:

Releva para DCP do grupo 500

Vagas: 20
Carga horária presencial: 14
Carga horária trabalho autónomo: 14
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores do grupo 500.

Data de inicio da ação - Certificados: 11 de novembro de 2021
Data de termino da ação - Certificados: 16 de março de 2022