Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;

Compreender as vantagens de utilização das rubricas na avaliação formativa;

Adquirir conhecimentos na elaboração e utilização de rubricas em sala de aula;

Construir dispositivos de heteroavaliação e autoavaliação que permita aos professores e aos alunos (re) pensarem os resultados das suas ações e do seu trabalho;

Conteúdos

Os conteúdos desta ação visam contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação para as aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar os mesmos na implementação de práticas de avaliação formativa em contexto de sala de aula.


1. Natureza e fundamentos da Avaliação 

2. Avaliação formativa e avaliação sumativa

3. Diversificação de instrumentos de avaliação

4. Triangulação de informação na recolha de dados das tarefas avaliativas

5.   Rúbricas de avaliação

6.   Elaboração de descritores e critérios de sucesso de qualidade formativa

7.   Feed up, Feedback e Feed Forward

8.   Plenário de apresentação de trabalhos


1ª sessão: Objetivos e organização da oficina; estabelecimento do plano de trabalho, incluindo a avaliação dos formandos. Debate geral sobre a metodologia a seguir; escolha das primeiras focagens; constituição dos grupos de trabalho; consensualização do calendário; Apresentação/discussão do guião para o trabalho a desenvolver na oficina de formação. Atividade de Focus Group sobre perceção e avaliação informal.

2ªsessão: Natureza e Fundamentos da avaliação; Tipos de avaliação, Enquadramento legal atual da avaliação em Portugal. Avaliação formal e Informal. A Importância da diversificação e triangulação dos instrumentos de avaliação.

3ª sessão: Rúbricas de avaliação. O que são? Quais as suas vantagens? Diversidade de aplicação pedagógica das Rúbricas de avaliação. Aplicação de conhecimentos: Construção em grupo de rúbricas de avaliação.

4ª Sessão: Reflexão em grupos da aplicação das rúbricas em sala de aula. Aspetos a melhorar. Reformulação em grupo de rúbricas de avaliação. 

5ª sessão: Apresentação dos trabalhos em plenário; debate; análise e discussão em conjunto da importância das rúbricas no processo formativo da avaliação. Avaliação.

Cronograma

4 e 8 Out

2, 15 e 29 Nov

19:00 – 22:00



: A2111
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111979/21
Modalidade: Oficina de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Vagas: 20
Carga horária presencial: 15
Carga horária trabalho autónomo: 0
Data de inicio da ação - Certificados: 4 de outubro de 2021
Data de termino da ação - Certificados: 29 de novembro de 2021