Objetivos
• Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
• Compreender as vantagens de utilização das rubricas na avaliação formativa;
• Adquirir conhecimentos na elaboração e utilização de rubricas em sala de aula;
• Construir dispositivos de heteroavaliação e autoavaliação que permita aos professores e aos alunos (re) pensarem os resultados das suas ações e do seu trabalho;
ConteúdosOs conteúdos desta ação visam contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação para as aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar os mesmos na implementação de práticas de avaliação formativa em contexto de sala de aula.
1. Natureza e fundamentos da Avaliação
2. Avaliação formativa e avaliação sumativa
3. Diversificação de instrumentos de avaliação
4. Triangulação de informação na recolha de dados das tarefas avaliativas
5. Rúbricas de avaliação
6. Elaboração de descritores e critérios de sucesso de qualidade formativa
7. Feed up, Feedback e Feed Forward
8. Plenário de apresentação de trabalhos
1ª sessão: Objetivos e organização da oficina; estabelecimento do plano de trabalho, incluindo a avaliação dos formandos. Debate geral sobre a metodologia a seguir; escolha das primeiras focagens; constituição dos grupos de trabalho; consensualização do calendário; Apresentação/discussão do guião para o trabalho a desenvolver na oficina de formação. Atividade de Focus Group sobre perceção e avaliação informal.
2ªsessão: Natureza e Fundamentos da avaliação; Tipos de avaliação, Enquadramento legal atual da avaliação em Portugal. Avaliação formal e Informal. A Importância da diversificação e triangulação dos instrumentos de avaliação.
3ª sessão: Rúbricas de avaliação. O que são? Quais as suas vantagens? Diversidade de aplicação pedagógica das Rúbricas de avaliação. Aplicação de conhecimentos: Construção em grupo de rúbricas de avaliação.
4ª Sessão: Reflexão em grupos da aplicação das rúbricas em sala de aula. Aspetos a melhorar. Reformulação em grupo de rúbricas de avaliação.
5ª sessão: Apresentação dos trabalhos em plenário; debate; análise e discussão em conjunto da importância das rúbricas no processo formativo da avaliação. Avaliação.
Cronograma
4 e 8 Out
2, 15 e 29 Nov
19:00 – 22:00
- Formador: Sónia Silva da Costa