Objetivos
·
Adquirir instrumentos concetuais fundamentais e
discutir a sua aplicação à especificidade dos saberes informáticos quando
utilizados para fins educativos;
·
Refletir sobre o potencial pedagógico das
tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente numa lógica de inovação
curricular;
·
Desenvolver formas de planificação e
operacionalização de atividades didáticas com o recurso à robótica educativa;
·
Promover o desenvolvimento do pensamento
computacional;
·
Promover atividades que desenvolvam o raciocínio
lógico e o pensamento crítico;
·
Promover a implementação em sala de aula ou
projetos de atividades com a utilização de robôs, sensores e plataformas de
prototipagem eletrónica;
·
Desenvolver a autonomia e a capacidade de
trabalhar colaborativamente, numa perspetiva de formação e desenvolvimento
profissional permanentes;
· Apresentação das linhas gerais da ação de formação;
· Análise de documentos orientadores (aprendizagens essenciais), que englobam a utilização do pensamento computacional;
· A importância do pensamento computacional no ensino;
· A importância da robótica educativa na aprendizagem da programação e na utilização do raciocínio lógico/dedutivo;
· Apresentação e análise de várias plataformas/linguagens de programação por blocos;
· Apresentação da linguagem de programação de robôs e sensores/atuadores;
· Montagem e programação de robôs e sensores/atuadores;
· Planificação de situações de aprendizagem com o recurso a atividades desligadas e com robôs;
CronogramaPresencial
12, 13, 18, 19, 21 e 27 julho 2022
Horário
14:30 – 18:30
- Formador: Paulo Torcato
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.