Objetivos

- Contribuir para o desenvolvimento da Educação Artística, na área da Dança, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística.

- Analisar o Perfil dos Alunos, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais na componente do currículo de Educação Artística - 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Dança.

- Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia centrada na pesquisa, na experiência e na exploração do mundo envolvente.

- Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade para a consciência de corpo e qualidade de movimento com expressividade.

- Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.



Conteúdos

Contextualização (30m)

- Princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA).

A Dança no âmbito do PEEA.

- Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico. 

Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Aprendizagens Essenciais na componente do currículo de Educação Artística - 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Dança.


Conteúdos específicos da Dança (1h30m)

- Consciência de domínio do corpo.

- Corpo e movimento.

- Corpo e espaço.

- Corpo, tempo e dinâmica.

- Corpo e relações.

- Sequência de movimentos, performance/coreografia.

- Dança: estilos, formas e géneros.

Recursos educativos (9h)

Movimento e consciência corporal (4h30m)

1. O movimento dançado.

2. Conteúdos: consciência do corpo; corpo e movimento; corpo, tempo e dinâmica.

3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança).

4. Discursos comparativos.

5. Atividade: mapear o corpo — as possibilidades de movimento e sua expressividade.

Espaço pensado pelo corpo (4h30m)

1. Onde o corpo dança. O corpo e o trajeto no espaço. Direções de movimento no espaço. Espaço partilhável.

2. Conteúdos: corpo e espaço; corpo e relações.

3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança).

4. Discursos comparativos.

5. Atividade: desenhar com o corpo no espaço — projeção e progressão espacial do movimento.

Reflexão e exposição de propostas de trabalho (1h)

Apresentação de proposta de um recurso educativo que reflita os conteúdos abordados na ação.



Cronograma

Presencial
13, 14, 15 e 18 de Julho

Turma 2
14:00 – 17:00



Formador(es)::

Marta Pereira Coutinho de Freitas Silva - CCPFC/RFO-18935/05

: A2138T2
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114751/22
Modalidade: Curso de formação
Regime: Presencial
Local: EB1 Quinta de Santo António - Cruz de Pau
Grupo disciplinar: 110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Critérios de seleção: Marta Pereira Coutinho de Freitas Silva - CCPFC/RFO-18935/05
Vagas: 20
Carga horária presencial: 12
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo:

Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.

Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 110.

Data de inicio da ação - Certificados: 13 de julho de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 18 de julho de 2022