Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento da Educação Artística, na área da Dança, no âmbito da missão do Programa de Educação Estética e Artística.
- Analisar o Perfil dos Alunos, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Aprendizagens Essenciais na componente do currículo de Educação Artística - 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Dança.
- Desenvolver um conjunto de referentes, através de atividades especificas, que promovam uma pedagogia centrada na pesquisa, na experiência e na exploração do mundo envolvente.
- Promover metodologias de ensino inovadoras recorrendo a meios, materiais, dispositivos e instrumentos, com diversidade para a consciência de corpo e qualidade de movimento com expressividade.
- Valorizar o papel da Educação Artística como forte potenciador do desenvolvimento pleno do sujeito e nas relações com os outros.
Conteúdos
Contextualização (30m)
- Princípios orientadores do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA).
A Dança no âmbito do PEEA.
- Educação Pré-Escolar e o 1.º ciclo do Ensino Básico.
Documentos de referência: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Aprendizagens Essenciais na componente do currículo de Educação Artística - 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Dança.
Conteúdos específicos da Dança (1h30m)
- Consciência de domínio do corpo.
- Corpo e movimento.
- Corpo e espaço.
- Corpo, tempo e dinâmica.
- Corpo e relações.
- Sequência de movimentos, performance/coreografia.
- Dança: estilos, formas e géneros.
Recursos educativos (9h)
Movimento e consciência corporal (4h30m)
1. O movimento dançado.
2. Conteúdos: consciência do corpo; corpo e movimento; corpo, tempo e dinâmica.
3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança).
4. Discursos comparativos.
5. Atividade: mapear o corpo — as possibilidades de movimento e sua expressividade.
Espaço pensado pelo corpo (4h30m)
1. Onde o corpo dança. O corpo e o trajeto no espaço. Direções de movimento no espaço. Espaço partilhável.
2. Conteúdos: corpo e espaço; corpo e relações.
3. Percursos de contemplação e aprendizagem (exemplos de referência na Dança).
4. Discursos comparativos.
5. Atividade: desenhar com o corpo no espaço — projeção e progressão espacial do movimento.
Reflexão e exposição de propostas de trabalho (1h)
Apresentação de proposta de um recurso educativo que reflita os conteúdos abordados na ação.
Cronograma
Presencial
13, 14, 15 e 18 de Julho
9:30 – 12:30
- Formador: Marta Pereira Coutinho de Freitas Silva
Marta Pereira Coutinho de Freitas Silva - CCPFC/RFO-18935/05
Inscrições esgotadas
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Esta ação releva igualmente para os efeitos previstos no art.9º do supracitado Dec-Lei, designadamente dos professores dos grupos 100 e 110.