Conteúdos
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. (…) A avaliação não pode nem deve ser encarada como um processo isolado ou desligado do currículo e do desenvolvimento curricular. Nestes termos, as conceções e práticas de avaliação estão intimamente associadas às conceções curriculares e, concomitantemente, às conceções que se sustentam acerca do ensino e da aprendizagem. Isto significa que o entendimento que temos sobre a educação em geral e sobre o papel das escolas, assim como as nossas ideias sobre a aprendizagem e o ensino, influenciam fortemente o que pensamos acerca da avaliação das aprendizagens e das suas práticas. Estas são ideias que deverão orientar as tomadas de decisão a qualquer nível dos sistemas educativos, desde o nível político, passando pelo nível da administração da educação, até ao nível pedagógico no contexto das escolas e das salas de aula.

Cronograma

16 e 23 Fev

19:00 – 22:00

Formadora: Sónia Costa



: ACD20
Registo de acreditação: 20212022ACD20
Modalidade: Ação de Curta Duração
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Vagas: Sem limite
Carga horária presencial: 6
Carga horária trabalho autónomo: 0