Objetivos
- Criar, adaptar e implementar cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, em contexto da biblioteca escolar e curricular, no que se refere à literacia digital;
- Utilizar diversas linguagens de comunicação, nomeadamente a imagem e o som, associadas à escrita na construção de mensagens pedagógicas;
- Produzir de pequenos vídeos como uma das estratégias mais inovadoras para a promoção da leitura.
Conteúdos
Sessão1. O book trailer na educação
(3 horas - online – síncronas e 3 horas assíncronas)
- Apresentação dos objetivos, da metodologia e discussão da avaliação;
- Características e potencialidades do book trailer;
- Estratégias de operacionalização: exploração; interpretação da obra e seleção dos momentos-chave da história.
Sessão 2. A linguagem audiovisual e o storyboard
(2 horas - online – síncronas e 5 horas assíncronas)
- Características da linguagem audiovisual (planos, ângulos, movimentos de câmara…);
- Técnicas de captura de imagem (dinâmicas de natureza exploratória);
- Características de um storyboard.
Sessão 3. Produção de um book trailer
(2 horas - online – síncronas e 6 horas assíncronas)
- Criação de um storyboard;
- Exploração de ferramentas digitais;
- Registo e captura de imagem, recolha de áudio e de outros elementos para a produção do book trailer;
- Edição e realização do book trailer, com recurso a tecnologias digitais.
Sessão 4. Apresentação e avaliação
(4 horas online - síncronas)
- Difusão do produto realizado durante a formação, numa plataforma web criada para o efeito;
- Apresentação do book trailer;
- Reflexão sobre o trabalho desenvolvido
- Avaliação da formação.
Cronograma
Formadora: Ana Gonçalves
- Formador: Ana Gonçalves
- Formador: João Paulo Proença
Ana Luísa Fernandes José Gonçalves - CCPFC/RFO-25100/09
Exclusiva a Professores Biliotecários
Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014), a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.