Exclusiva a professores do AE António Augusto Louro - 1ºCiclo

Objetivos

Compreender as abordagens pedagógicas em ambiente digital.

Compreender as metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente digital híbrido e em EaD.

Avaliar as ferramentas tecnológicas de acordo com as abordagens pedagógicas a implementar.

Perspetivar questões técnicas relacionadas com a segurança e privacidade no uso dos instrumentos tecnológicos (computadores, tablets, telemóveis).

Criar a personalização do ensino com impacto no processo de aprendizagem dos alunos.

Compreender os direitos autorais e o  licenciamento creative commons 4.0.

Criar recursos educacionais abertos respeitando a personalização, os direitos autorais e sob licenciamento Creative Commons.



Conteúdos

1. Abordagens pedagógicas em ambiente digital:

1.1. Modelo híbrido;

1.2. Modelo em EaD e E-learning.

2. Teorias da Aprendizagem:

2.1. Teoria da Aprendizagem Multimédia;

2.2. Teoria da Carga Cognitiva;

3. Metodologias de ensino e de aprendizagem em ambiente digital híbrido e em EaD:

3.1. Metodologia instrutiva versus metodologia ativa;

3.2. Metodologias ativas:

3.2.1. gamificação / game based learning / serious game;

3.2.2. sala de aula invertida;

3.2.3. metodologia de projeto;

3.2.4. aprendizagem colaborativa e cooperativa;

3.2.5. aprendizagem baseada em investigação;

3.2.6 learning by doing.

4. Ferramentas tecnológicas cruzadas com abordagens pedagógicas:

4.1. Ferramentas da Google Apps (que integram com a Drive e a Google Classroom - Docs, Slides, Forms, Jamboard, MindMup, Edpuzzle, Poll Everywhere, entre outras);

4.2. Ferramentas disponíveis na internet e que se mostrem úteis para apoiar as aprendizagens dos alunos (ex.: Wordwall, Learning Apps, Kahoot, entre outras).

5. A personalização do ensino com impacto no processo de aprendizagem dos alunos:

5.1. Ambientes virtuais de aprendizagem personalizados;

5.2. Como criar atividades e recursos de aprendizagem personalizados.

6. Questões técnicas de segurança e privacidade no uso dos instrumentos tecnológicos (computadores, tablets, telemóveis):

6.1. perfil pessoal versus perfil profissional;

6.2. segurança e privacidade das contas (fecho de contas, credenciais…);

6.3. protocolos de segurança dos devices e atualizações de sistema.

7. Direitos autorais:

7.1. As atribuições autorais das imagens, documentos e recursos utilizados;

7.2. O licenciamento creative commons 4.0.



Cronograma
Sessões conjuntas (presenciais síncronas e online síncronas) - 14 horas
horário: das 19:30 às 21:30
Datas: 26/01; 23/02; 30/03; 27/04; 25/05; 20/07;
           20/07 - apresentação final (esta ou outra data / horário a combinar)

Sessões online assíncronas - 36 horas (horas geridas de acordo com o trabalho do formando; exigem marcação de presença na data indicada)
horas de trabalho: 5 h.+5 h.+5 h.+5 h.+5 h.+5 h.+6h.
Datas: 24/01; 21/02; 28/03; 26/04; 23/05; 27/06;
           18/07 (terá de estar de acordo com a data a apresentação final)
Formador(es):: Cecília Cristina dos Reis Tomás - CCPFC/RF0-09988/00
: A2124
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-113380/21
Modalidade: Curso de formação
Regime: E-learning
Local: On-Line (Ao abrigo da Circular 02/2021 do CCPFC)
Destinatários: Professores dos Ensinos Básicos e Secundário e Professores de Educação Especial
Critérios de seleção:

Exclusiva a professores do AE António Augusto Louro - 1ºCiclo

Vagas: 20
Carga horária presencial: 50
Carga horária trabalho autónomo: 0
Parágrafo: Para os efeitos previstos no artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes.
Data de inicio da ação - Certificados: 26 de janeiro de 2022
Data de termino da ação - Certificados: 20 de julho de 2022